ORGANOGRAMA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRÊS CACHOEIRAS:

ESCOLAS:

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FERNANDO FERRARI
DIRETORA: ZELIANE CARDOSO RAUPP
TELEFONE: (51) 3622 8120

E. MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ FELIPE SCHAEFFER-
DIRETORA: SILVANA JUSTO DA COSTA
FONE: (51) 3667 1551

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ABELHINHA-
DIRETORA: LUZIA DA PAZ BAUER
FONE: (51) 3667 1719

Alimentação Escolar

A Prefeitura de Três Cachoeiras atende aproximadamente 700 alunos matriculados na rede municipal de ensino. Através da alimentação escolar, a prefeitura vem contribuindo para promover hábitos saudáveis, oferecendo alimentos de qualidade e produzidos localmente.

Recentemente, a Prefeitura, com o intuito de melhorar a qualidade nutricional da alimentação escolar e, simultaneamente, aumentar as alternativas de renda das famílias de agricultores, iniciou um trabalho de inserir produtos orgânicos na alimentação escolar. Esta iniciativa encontra-se em consonância com as políticas municipais, que orientam as ações e atividades para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Uma das ações desenvolvidas foi a introdução da polpa de açaí de juçara, um produto extraído de uma espécie nativa da região e que tem sido plantada em consórcio com a banana (principal atividade agrícola da região). Assim, o uso da polpa na alimentação escolar vem contribuindo para estimular os agricultores locais a cultivarem e comercializarem esse produto, dinamizando a economia local. Outro aspecto importante do consumo da polpa de açaí é o benefício ambiental, pois a utilização das frutas para a produção da polpa evita que o palmiteiro seja cortado para a extração do palmito. Além disso, a polpa de açaí de juçara é um produto de excelente valor nutricional enriquecendo assim a alimentação dos alunos.

Dentre as ações realizadas no âmbito do Programa Nacional da Alimentação Escola (PNAE) está o acompanhamento do estado nutricional realizada pela nutricionista responsável. Os alunos são avaliados e aqueles que encontram-se em risco nutricional são acompanhados individualmente.

Ações de educação nutricional também são realizadas frequentemente. Professores e nutricionista elaboram atividades diversas com os alunos com o intuito de promover hábitos saudáveis.

A Secretaria

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) tem como funções o planejamento, a organização, a articulação, a coordenação, a integração, a execução e a avaliação das políticas públicas voltadas a Educação Básica. Cabe a Secretaria de Educação organizar, manter e desenvolver as políticas públicas educacionais do município, integrando-se as políticas e planos educacionais da União e do Estado.

A oferta e a promoção do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, assim como a implementação de políticas de erradicação do analfabetismo por meio da Educação de Jovens e Adultos- EJA, também são atribuições da SMEC.

A Secretaria é responsável pela execução de vários programas e projetos na área educacional, incluindo ações na área do esporte e gestão da merenda e transporte escolar.

Atualmente a rede municipal de ensino é composta por duas escolas de Ensino Fundamental e uma escola de Educação Infantil. Esta estrutura atende cerca de 750 alunos, 109 professores e funcionários, que são assessorados pela equipe da SMEC, que envolvem diretamente um Coordenador Pedagógico, dois Agentes Administrativos responsáveis pelo Esporte e Transporte Escolar, um assessor da cultura e uma Nutricionista responsável pela merenda escolar.

A EQUIPE:

Secretário de Educação – Elisangela Vicintainer Santos

Coordenação Pedagógica – Fabiana Hahn Pereira

Transporte Escolar – Elenice Pereira Mittmann Hahn

Alimentação Escolar – Daniele de Paiva Galeriano e André Ricardo Santos Martins

Desporto – Amilton Evaldt Borba

Motoristas do Transporte Escolar: José Carlos da Rocha Selau, Edimar Schwanck Hendler.

Horário de Funcionamento: De segunda-feira à sexta-feira das 8h as 11h30min e 13h30min às 17h.

CONSELHOS/PRESIDENTES:

Conselho de Educação – Janine Euzébio Lumertz

Conselho do FUNDEB – Carem Silva Mengue

Conselho da Alimentação Escolar – Daniele de Paiva Galeriano

Transporte Escolar

O Transporte Escolar em nosso município acontece na zona rural e dela para a zona urbana. Hoje contamos com 09 itinerários contratados e 04 próprios, atendendo 08 escolas da rede municipal, estadual e filantrópica.

A contratação dos serviços de Transporte Escolar ocorre sempre no mês de janeiro e fevereiro, por meio de licitação, para que no início do ano letivo as empresas já estejam todas habilitadas para iniciar a prestação de serviço.

O transporte escolar é obrigatório e gratuito, é importante que os pais acompanhem e orientem seus filhos no sentido de que seja feito bom uso do serviço.

Procuraremos, sempre que possível, prestar informações e divulgar acontecimentos que possam contribuir para que esse serviço seja feito com a maior eficácia, podendo satisfazer a todos os envolvidos.